Atendimento: Seg a Sex: 8h às 18h – Sáb: 08 às 13h

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO?

Fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação e é responsável pela promoção e prevenção da saúde.

 

Fonoaudiólogo trata também de aspectos relacionados a linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala e motricidade orofacial, cervical e de deglutição.

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA
é composta por:
  • Avaliação de Linguagem
  • Motricidade Orofacial
  • Leitura e Escrita

TRATAMENTOS

  • Linguagem oral (ex.: atrasos);
  • Escrita (ex.: Trocas de letras, dificuldade com a alfabetização, com a leitura e interpretação);
  • Voz (ex.: rouquidão, disfonia, alterações vocais decorrentes de uso profissional da voz);
  • Fluência da fala (ex.: gagueira e/ou fala rápida);
  • Articulação da fala (ex.: trocas na fala);
  • Sistema mio funcional orofacial e cervical e deglutição (ex.: problemas causados por uso prolongado de chupeta, mamadeira ou sucção digital, dificuldades na mastigação e deglutição, Alteração na posição dos dentes).

 

A Fonoaudiologia também tem a função de orientar pacientes, familiares, cuidadores e escolas, e aperfeiçoar a comunicação humana.

COMUNICAÇÃO

comunicação é essencial em todas as etapas do desenvolvimento do indivíduo, desde a infância até a terceira idade. Estabelecemos com nossos pacientes um vínculo afetivo e social, ensinamos, assim conseguimos desenvolver as habilidades necessárias com crianças e adultos. Para que isso ocorra, fazemos uso da linguagem, da escrita, da voz e da audição.

 

Nossa preocupação com a comunicação é cuidar de si mesmo e da relação que temos com o outro.

 

Fonoaudiologia tem como objetivo prevenir e reabilitar todos esses aspectos da comunicação.

Esta especialidade pode auxiliar nas mais diversas dificuldades ou alterações de fala que surgem ao longo da vida, desde os primeiros meses até a terceira idade. 


O acompanhamento fonoaudiológico especializado é fundamental para o melhor desenvolvimento das funções da comunicação, audição e alimentação, podendo prevenir o agravamento de quadros importantes e prejuízos significativos às cordas vocais, e ao corpo.


Em alguns casos, é possível que esta especialidade trabalhe em conjunto com outros profissionais, da área da psicologia ou nutrição por exemplo. Isto ocorre, quando estão integrados em uma equipe multidisciplinar, o que auxilia para que o tratamento possa ocorrer de maneira complementar.